• Dra. Kellen Ribeiro Silva

Estudo avalia correlação entre TDAH e desempenho de crianças e adolescentes nas tarefas domésticas

Características dos sintomas de oposição, como a desobediência e hostilidade frente às autoridades, são limitantes para que essas crianças acessem as tarefas por iniciativa própria



Para quem deseja se atualizar sobre TDAH, deixo a seguir um novo estudo sobre o tema , recém publicado.


Household task demands for quiet and focused behavior facilitate performance by

ADHD youth (Demandas de tarefas domésticas por comportamento quieto e focado facilitam o

desempenho de jovens com TDAH).



"Resumo


Este estudo avaliou transversalmente a correlação entre sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e de oposição com desempenho de crianças e adolescentes nas tarefas domésticas e assistência disponibilizada pelos cuidadores. Pais de crianças e adolescentes com TDAH (n = 67), de 6 a 14 anos, foram entrevistados com o children helping out: responsibilities, expectations and supports (CHORES). Foram encontradas correlações significativas entre sintomas de oposição e assistência em cuidado próprio (r = -0,31; p = 0,01) e de hiperatividade com assistência em cuidado próprio (r = -0,30, p = 0,01) e em cuidado familiar (r = -0,25, p = 0,04). Idade está diretamente correlacionada ao número de tarefas desempenhadas pela criança e inversamente associada à assistência disponibilizada pelos cuidadores. Maior número de sintomas de oposição resultou em maior assistência disponibilizada. Características dos sintomas de oposição, como a desobediência e hostilidade frente às autoridades, são limitantes para que essas crianças acessem as tarefas por iniciativa própria, demandando maior assistência dos cuidadores. "




Referências Bibliográficas


- DOI: 10.1590/0004-282X20160081

( arquivos de Neuro-psiquiatria - vol 74, number 7, July, 2016, São Paulo, SP, Brasil)

Camila Guimarães Mendes1, Adriana F. Drummond1, Débora M. Miranda2, Danielle S. Costa3, Marisa C. Mancini1




Esse BLOG foi criado com fins didático e educativo. Em nenhum momento deve ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de doenças neurológicas da infância. Sempre que houver dúvidas consulte seu médico. As indicações, reações adversas e as relações de dosagem para as drogas citadas aqui podem sofrer alterações, uma vez que a medicina encontra-se em constante evolução. As informações e imagens contidas no site não poderão ser utilizadas parcialmente ou em sua totalidade sem autorização dos responsáveis.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo