O papel da escola e dos professores no diagnóstico da TDAH
- Dra. Kellen Ribeiro Silva
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Na medida que o TDAH afeta também a capacidade para a aprendizagem, a escola pode auxiliar no diagnóstico

Qual o papel da escola e professores no processo diagnóstico?
Na medida que o TDAH afeta também a capacidade para a aprendizagem, a escola pode auxiliar no diagnóstico, sendo que algumas ações e informações são importantes:
Prestar atenção e descrever as atividades e comportamentos da criança
Como a criança se relaciona com adultos
Obedece a ordens, regras, respeita a hierarquia?
Como a criança se relaciona com outras crianças? Consegue brincar em grupo e seguir regras das brincadeiras? tem amigos
Como reage ao ser contrariada pelo professor ou por outras crianças?
Finaliza seus trabalhos e atividades?
O nível de acerto é igual ao dos outros alunos?
Como são suas habilidades de organização em relação ao seu material, suas anotações?
Quais situações parecem piorar o desempenho e quais parecem melhorá-lo?
Como a escola e professores auxiliam no tratamento?
Existem algumas estratégias para o manejo de crianças com TDAH no dia-a-dia da escola.
Recebendo a criança
Identifique quais os talentos dos seus alunos - estimule, aprove, encoraje no desenvolvimento dos mesmos
Elogie sempre que possível - evite expor os fracassos
a baixa auto-estima é o aspecto que mais compromete o desempenho dos alunos - sendo que no TDAH isto é muito mais evidente e exuberante.
O prazer está diretamente relacionado a capacidade de aprender - seja criativo e afetivo buscando estratégias que estimulem o interesse do aluno
Evite o estigma conversando com todos os alunos sobre as necessidades específicas de cada um - independente de terem ou não uma dificuldade.
Organizando o espaço
A rotina e a organização são elementos fundamentais - assim, alertas e lembretes serão de extrema valia. As crianças com TDAH esquecem com facilidade suas obrigações e deveres, as regras a serem seguidas - por isto os recados devem ser reforçados e estarem sempre visíveis.
Quanto mais próximos do professore e longe dos estímulos distratores, melhor.
Estabeleça combinados. estes precisam ser claros e diretos. lembre-se que ele se tornará mais seguro se souber o que se espera dele.
Regras e limites muito claros - inclusive prevendo as consequências.
em uma briga - afaste-o do conflito, aguarde a turbulência passar e mostre como as outras crianças interagem ( não o retire do convívio).
Informe os progressos diariamente (mesmo que pequenos) - estimule avanços maiores.
Valorize cada ação positiva
Ignore a ação negativa mas ao mesmo tempo forneça o modelo correto de ação (por exemplo - em uma briga - retire-o do foco, sente-se com ele, aguarde alguns minutos e depois mostre como é bonito ver os outros brincarem em harmonia)
É preciso assumir o importante papel de organizar os processos de ensino de forma a favorecer o máximo a aprendizagem.
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